Eixos Temáticos

01) Alfabetização e ensino de língua portuguesa 
 
O GT contempla estudos teóricos e empíricos sobre alfabetização e língua portuguesa na Pedagogia Histórico-Crítica. Visa debater políticas educacionais nesse campo, seja em perspectiva histórica, seja no contexto atual, voltadas ao enfrentamento do analfabetismo, melhoria do ensino da leitura e da escrita, formação de professores, alterações curriculares, oferta de livros e outros recursos didáticos, etc. Serão acolhidas discussões de práticas de ensino e propostas pedagógicas que aproximem a Pedagogia Histórico-Crítica do trabalho com a linguagem em sala de aula e na escola pública.
 
02) Artes (música, teatro, cinema, literatura)
 
O GT contempla estudos sobre a origem e o desenvolvimento da arte e dos processos de transmissão da prática artística a partir do materialismo histórico-dialético, estabelecendo relações entre a arte e a formação humana. Visa debater sobre as diferentes modalidades artísticas, destacando as particularidades e contribuições de cada uma delas no processo de constituição e enriquecimento da subjetividade dos indivíduos. Analisa o ensino de arte na educação escolar, levantando seus desafios e propondo avanços teóricos e práticos para a área.
 
03) Educação Especial
 
O GT contempla contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica e da psicologia histórico-cultural para a educação especial, notadamente aos seus fundamentos filosóficos e subsídios teórico-metodológicos com vistas ao desenvolvimento de pesquisas de natureza bibliográfico-conceituais, documentais e aplicadas no âmbito da educação especial. Também visa discutir a formação inicial e continuada de profissionais atuantes na educação especial, bem como, as proposições, implementações e análises das políticas públicas educacionais relacionadas à educação especial. O GT marca seu notado compromisso com a formação integral de todas as pessoas.
 
04) Educação Física
 
 
O GT contempla resultados de pesquisas parciais ou concluídas advindos de estudos teórico-conceituais com ou sem investigação empírica sobre o trato com o conhecimento da educação física na escola, em sua unidade teórico metodológica com a Pedagogia Histórico-Crítica, unidade essa que se expressa tanto na relação com o objeto da educação, na compreensão do objeto de estudo da educação física considerando-se a tríade conteúdo-forma-destinatário, e na análise da categoria trabalho educativo. Busca abarcar, também, estudos e pesquisas cujos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural se façam presentes, em articulação com a teoria pedagógica histórico-crítica, dirigidos às possibilidades de ensino da cultura corporal nas diversas modalidades e níveis de ensino da educação escolar desenvolvida nas escolas do campo e da cidade.
 
05) Educação Infantil 
 
Esse GT contempla resultados de pesquisas parciais ou concluídas sobre a educação infantil na perspectiva histórico-crítica. Visa debater trabalhos teóricos ou empíricos que tragam análises e proposições sobre a prática pedagógica e a organização do ensino para bebês e crianças menores de 6 anos, podendo estabelecer relações e análises sobre as políticas públicas e diretrizes curriculares para a educação infantil, concepções de infância e o desenvolvimento profissional docente.
 
06) Educação no Campo
 
O GT contempla trabalhos que apresentem resultados de pesquisas parciais ou concluídas que tratam da educação do/no campo, fundamentados na teoria do conhecimento materialista histórico dialético, da Pedagogia Histórico-Crítica, da teoria psicológica histórico-cultural. Visa debater trabalhos que tratem das relações com a organização do trabalho pedagógico na perspectiva do currículo, da didática, da avaliação escolar e dos sistemas de ensino, em consonância com as lutas sociais dos sujeitos camponeses.
 
07) Ensino de Ciências, matemática e educação ambiental
 
O GT contempla estudos que buscam articular as áreas de ensino de ciências, matemática e educação ambiental com a Pedagogia Histórico-Crítica e o materialismo histórico dialético, considerando a configuração e a organização da produção do conhecimento nessas áreas em relação as suas possibilidades e seus principais desafios. Contempla a discussão de resultados de pesquisas parciais ou concluídas relativos à Pedagogia Histórico-Crítica e ao ensino das referidas áreas abordando a sistematização e discussão de conceitos e/ou noções teóricas, bem como a prática pedagógica, incluindo as dimensões curriculares e/ou didáticas do trabalho educativo em espaços educativos formais e não-formais.
 
08) Ensino de História, Geografia, Filosofia e Sociologia
 
O GT se propõe a congregar pesquisas que articulem o ensino de História, Geografia, Filosofia e Sociologia com a Pedagogia Histórico-crítica e o materialismo histórico-dialético, abrangendo investigações e estudos teórico-práticos parciais ou concluídos nas diversas modalidades e níveis de ensino. Trata-se do esforço inicial de construir coletivamente um espaço de debate em cada uma dessas áreas/componentes curriculares em articulação com a teoria pedagógica histórico-crítica.
 
09 - Fundamentos Históricos, Filosóficos e Metodológicos
 
O GT contempla estudos sobre os fundamentos históricos, filosófico e metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica, que orientam a compreensão do fenômeno educativo e suas determinações nas relações indivíduo-gênero humano e escola-sociedade. Abarca investigações cuja centralidade reflita os elementos fundamentais para a compreensão do método pedagógico e seus desdobramentos no campo do currículo e da didática, e do método científico materialista histórico dialético e suas implicações no campo da pesquisa educacional.
 
10) Fundamentos Psicológicos
 
O GT contempla estudos da psicologia histórico-cultural a partir de seus fundamentos no materialismo histórico-dialético, subsidiando a compreensão de como se opera o desenvolvimento humano em unidade com os processos de apropriação dos conteúdos escolares nas dinâmicas dos processos de ensino e de aprendizagem, em interface com a Pedagogia Histórico-Crítica. Abrange estudos teórico-práticos voltados para a interface da psicologia com a educação, considerando a produção de conhecimentos psicológicos que subsidiem práticas educativas sustentadas pelo desenvolvimento pensamento teórico, formação de sentimentos humanos e práxis como expressão do autodomínio da conduta. 
 
11) Trabalho docente e política educacional

O GT contempla estudos que se fundamentam no materialismo histórico e na Pedagogia Histórico-Crítica para analisar a política educacional e o trabalho docente, tomando como eixo as relações entre: (i) Trabalho e educação; (ii) Estado, sociedade civil e políticas educacionais. Abarca a crítica às tendências contemporâneas de esvaziamento da educação escolar e do sentido do trabalho docente no contexto de subordinação às pedagogias e políticas educacionais hegemônicas no capitalismo. Com efeito, podem ser abordados os seguintes temas: a relação público-privada na educação escolar; a intervenção da classe burguesa e dos organismos internacionais na educação; as avaliações em larga escala na educação escolar; a imposição do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação escolar; a crise do capital, a financeirização e a educação escolar; a reestruturação produtiva, a formação profissional e a educação escolar; a Base Nacional Comum Curricular; a reforma do ensino médio, dentre outros.

12) Questões étnico-raciais, de gênero e sexualidade na educação escolar

O GT contempla estudos sobre questões étnico-raciais, de gênero e sexualidade na perspectiva do materialismo histórico-dialético, que abarcam a crítica às correntes pedagógicas multiculturalistas e, além disso, buscam avançar articulando, na produção de conhecimento, no currículo escolar e na prática pedagógica, as lutas dos movimentos sociais contra as diversas formas de opressão e violência estruturais do capitalismo (racismo, machismo, capacitismo, heterocisnormatividade, dentre outras) com a luta pela revolução socialista.